top of page

Notícias

Fé nos Erês: um dia de afetos e ancestralidade para crianças de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio

06 de outubro de 2024

Por Flávia Domingues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No último dia 26 de setembro, o Instituto As Josefinas abriu os portões de seu grande quintal para celebrar a 4ª edição do projeto Fé nos Erês – um evento que faz memória ao Dia de São Cosme, São Damião e Doum, e coloca as infâncias e o brincar afrocentrado no centro da festa. A energia boa que pulsava no ar, misturando a alegria das crianças com o calor da comunidade, transbordava afeto e resistência. Foi um dia marcado por sorrisos, cores e uma conexão profunda com nossas raízes.

 

Ao longo da tarde, o quintal, que é um verdadeiro quilombo urbano, foi palco de brincadeiras, contação de histórias, música e, claro, lanches deliciosos que as crianças saboreavam com os olhos brilhando. A festa foi um resgate vivo da tradição que corre nas veias dos subúrbios e periferias do Rio de Janeiro. E assim, São Cosme, São Damião e Doum foram celebrados como os protetores das infâncias.

 

Espaço para todas as crenças 

 

No decorrer do evento, Dona Rose, uma das fundadoras do Instituto, conduziu um momento emocionante de união e espiritualidade, puxando um Pai Nosso que reuniu todas as pessoas presentes, independentemente de sua fé. Foi um instante que simbolizou o respeito e o acolhimento de todas as religiões, um respiro em um dia muitas vezes marcado por preconceitos ligados às religiões de matriz africana.

 

"Num dia tão significativo, ver pessoas de diferentes crenças unidas aqui, celebrando o que temos de mais precioso – nossas crianças – é um ato de resistência e afeto. Somos uma organização apartidária", destacou uma das diretoras, Soninha Nascimento, em uma fala que tocou profundamente o coração de todos.

 

O evento também contou com a presença da equipe da UFRJ, que esteve na ocasião  para gravar imagens e depoimentos para um filme que integrará um relatório de pesquisa sobre os valores afrocivilizatórios. O Instituto As Josefinas, por sua atuação no empreendedorismo feminino periférico,  foi reconhecido como um espaço importante nesse processo de construção de um legado de resistência e valorização das nossas tradições.

 

O Fé nos Erês reafirmou sua importância como uma celebração de vida, de ancestralidade e de união precisam fazer parte do cotidiano das criancas. Ano após ano, transforma o quintal das Josefinas em um dia de afeto e resistência, onde as tradições são mantidas vivas e passadas adiante com muito amor.

 

Salve os erês, salve as infâncias, salve os Ibejis!

Agradecemos todas as pessoas que contribuíram para fazer o evento acontecer.

Sagrado Feminino com Pajé Rita Tupinambá no Instituto As Josefinas

02 de julho de 2024

Por Flávia Domingues

No sábado (29/06), o Instituto As Josefinas teve a alegria de receber o evento Sagrado Feminino, conduzido pela Pajé Rita Tupinambá. O foco foi a cura social e espiritual das mulheres, mantendo e promovendo os saberes indígenas no Rio de Janeiro.

 

Rita conduziu uma roda de conversa poderosa, mostrando como as práticas tradicionais podem ajudar na cura física, emocional e espiritual. Essas atividades são essenciais para preservar a cultura e a memória das comunidades tradicionais.

 

Iniciativas como essa são fundamentais para proteger e promover os conhecimentos indígenas, além de fortalecer o bem-estar das mulheres da nossa rede. Ficamos muito felizes por ter recebido a pajé e demais indígenas, e por realizar essas trocas ancestrais.

Instituto As Josefinas presente no Festival Negritudes Globo

20 de maio de 2024

Por Flávia Domingues

O Instituto As Josefinas participou do Festival Negritudes Globo 2024. Aira Nascimento e Fernanda Amancio, nossas diretoras, foram selecionadas como uma das organizações convidadas para este evento que celebra as narrativas negras no cenário audiovisual.

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o Festival Negritudes Globo representou um encontro marcante para criadores de conteúdo, entusiastas e todas as pessoas interessadas no universo das narrativas afro-brasileiras. O festival conectou o presente com um futuro inclusivo e diversificado.

O Narrativas contou com diálogos inspiradores, oficinas práticas, mentorias e apresentações artísticas, visando conquistar novos públicos e contribuir para a construção de um cenário audiovisual brasileiro mais representativo.

O Festival Negritudes Globo aconteceu no dia 17 de maio (sexta-feira), no Galpão da Cidadania, localizado na Gamboa, no Rio de Janeiro.

Instituto As Josefinas promove Casa Aberta e lança coleção de produtos exclusivos

10 de maio de 2024

Por Flávia Domingues

No dia 8 de maio, o Instituto As Josefinas promoveu o evento Casa Aberta, que reuniu mulheres empreendedoras periféricas. O evento destacou a importância do quilombismo como uma prática organizacional sócio-política, enraizada na ancestralidade afro-indígena-brasileira, que busca construir a liberdade.

 

"As bases comunitárias de resistência são o único caminho para um mundo livre de todas as misérias humanas", afirmou Aira Nascimento, fundadora e diretora do Instituto As Josefinas.

 

A tarde foi marcada por uma série de atividades, começando com uma grande roda de conversa, onde se discutiu questões relacionadas ao clima, ao papel das mulheres na comunidade, apoio mútuo e novas possibilidades de organização. Um momento importante e especial do evento foi o lançamento da coleção Casa, composta por produtos desenvolvidos pelas mulheres do instituto, demonstrando não apenas a criatividade e habilidade dessas empreendedoras, mas também a força da comunidade em promover iniciativas econômicas locais e sustentáveis.

 

A instalação de um novo bebedouro industrial, resultado de esforços coletivos das mulheres da rede e seus apoiadores, foi uma conquista significativa e celebrada no dia. Agora, o próximo passo é adquirir uma nova geladeira para a cozinha coletiva, uma necessidade para manter o fluxo de atividades em casa.

 

Fique atento às próximas atividades no Instagram do Instituto As Josefinas. Vem para o nosso quintal!

bottom of page