top of page

O que fazemos

ODS1.jpg
ODS2-1.jpg
4-Educação-de-Qualidade.-Vetorizada.-JPG.-Com-título.-Colorida.jpg
ODS5-1.jpg
8-Trabalho-Decente-e-Crescimento-Econômico.-Vetorizada.-JPG.-Com-título.-Colorida.jpg
ODS10-1.jpg
images.png

Empreendedora periférica

Desde o início da pandemia em 2020, oferecemos formação empreendedora gratuita com uma metodologia própria que inclui formação em identidade, cultura, território, direitos da mulher, ODS e acompanhamento socioeconômico para mulheres periféricas. Deste projeto é formada também uma rede de apoio.

 

O projeto pode acontecer no formato de incubação (4 a 6 meses), com oficinas, rodas, pequenos módulos, presencial ou on-line, e com possibilidade de parceria com outras organizações.

Feira Patrocinada pelo edital de cultura FOCA - Cultura e memória, mulheres e sabença

Realizado em 2022, As Josefinas, cultura e memória, mulheres e sabença é um projeto realizado pelas, é um projeto que promove a cultura afro-brasileira entre mulheres e mães empreendedoras negras e periféricas e seus filhos valorizando sua história, cultura e identidade.

 

Queremos fomentar a cultura e o empreendedorismo entre as mulheres e mães da região com a realização de uma feira multicultural. Desafio: realizar uma feira anual em conjunto com outras organizações, coletivos sociais.

Quintais de afeto

Oficinas semanais de geração de renda, em nossa sede ou em espaços parceiros, com temáticas que envolvem a tecnologia ancestral do fazer com as mãos, preservação do meio ambiente, perpetuação da cultura afro-brasileira e busca pela emancipação.

 

Exemplos: oficinas de macramé, grafite, acessórios afros, tranças, percussão, reaproveitamento de alimentos, etc.

 

Desafio: apoio com pagamento de mentoras, doação de material, apoio na manutenção do espaço. Diferencial: auxílio passagem e ou cesta básica, lanche.

M.E.S.T.R.A

(mulheres escrevem do subúrbio tramas e realidades autênticas)

​

O Mestra é um laboratório de conteúdo d'As Josefinas e, com ele, queremos contar as narrativas sob o nosso olhar e protagonismo através de ações como:

​

  • - Reportagens podcast: produção de conteúdo jornalístico para projetos da casa e externos;

  • - Redes sociais: conteúdos para as redes sociais d'As Josefinas e também para ações que

  • envolvam nossos projetos e nossas empreendedoras;

  • - Apoio a demandas de imprensa: levantamento de histórias de mulheres periféricas para apoio a demandas de jornalistas que tenham interesse em fazer pautas sobre As Josefinas.

 

Desafio: Rodar nosso primeiro podcast e livro.

Corredor cultural

Atividade que tem como objetivo fazer dos muros da estação de trem da zona oeste

um grande museu a céu aberto, com arte criada por artistas periféricos de todo Brasil;

​

Desafio: Obter patrocínio para rodar o projeto 2 a 3 vezes ao ano, como pagamento das artistas, suporte para as residências artísticas, tintas e acessórios para produção.

Fé nos Erês (Dia do brincar afrocentrado)

É um dia gratuito de brincar afrocentrado para nossas crianças, com foco em resgatar a cultura afro-brasileira e indígena e saberes populares como o plantio de mudas, oficinas de contação de história, percussão, cinema, cuidados com os cabelos etc.

 

Realizado em setembro, visamos resgatar a memória de uma das festas mais populares nos subúrbios e periferias carioca: o dia de São Cosme e Damião. No brincar afrocentrado, reafirmamos valores, contribuímos com a uma educação antirracista e nos conectamos com nossa ancestralidade.

 

Desafio: realizar o projeto mensalmente e inaugurar um parquinho sustentável no canteiro em frente à nossa sede.

Vivas!

Rodas de conversa e oficinas mensais, em formato virtual ou presencial, que promovem escuta, acolhimento, empoderamento.Trabalhamos principalmente com combate à violência e direitos das mulheres, divididos em dois núcleos: Meu crespo é de rainha: foco em meninas negras e periféricas de 13 a 17 anos. Íyalodès de um novo tempo: foco em mulheres negras e periféricas a partir de 18 anos.

 

Desafio: Ajuda de custo para palestrante mensal, mobilizadora e apoiadora durante o encontro.

 

Diferencial: apoio para internet ou auxílio passagem, lanche, doação de cremes de cabelo, pente garfo, absorventes, coletores, calcinhas de algodão, livros.

Escola de empreendedorismo social

Formação empreendedora, consultoria, letramento racial e mentoria personalizados para coletivos sociais, empresas e demais órgãos públicos ou privados.

bottom of page